No primeiro artigo deste ano de 2024, inicio falando sobre algo que acredito não poder faltar neste novo ano para nós; aliás, não pode faltar nunca: a Fé. Ela está acima de todo o bem que podemos desejar ou almejar, para nós e para os outros. Dizemos: “muitas felicidades, paz, saúde, prosperidade…” São estes excelentes votos, mas a Fé se sobrepõe.

A Fé é dom, dom gratuito de Deus, dado a cada um de nós, recebido no Batismo. Sem a Fé não há salvação, e nem tampouco gozaremos da amizade de Deus ainda aqui nesta terra, pois é pela Fé que nos entregamos a Deus, e o devemos fazer sem reservas. “Quem quer tudo de Deus, deve dar-se todo a Deus” (Jesus à Serva de Deus Luísa Piccarreta). Nos entregamos quando cremos. Mas não devemos “crer cegamente”; conhecendo e amando, cremos por nossa livre vontade, num ato consciente. Me utilizo de mais um trecho dos escritos da Serva de Deus Luísa Piccarreta, dito a ela por Jesus em 24 de setembro de 1902:

“Para obter a Fé é preciso crer. Assim como para a cabeça sem a visão dos olhos tudo é escuridão, tudo é confusão, tanto que se quisesse caminhar, ora cairia em um ponto, ora em outro, e acabaria a precipitar-se de todo, o mesmo para a alma sem a Fé – não faz outra coisa que ir de precipício em precipício, porque a Fé serve de visão para a alma e como luz que a guia à vida eterna”. E Jesus continua: “Ora, de que é alimentada esta luz da Fé? De Esperança. E qual é a substância desta luz da Fé e deste alimento da Esperança? A Caridade. Estas três virtudes estão enxertadas uma na outra, de modo que uma não pode estar sem a outra…”

Já sobre a Esperança, Jesus disse que tudo é tranquilidade na alma que a possui, tudo é Paz! E completa: “Oh! É belo ver esta alma investida pela Esperança, toda apoiada em Seu amado, toda desconfiada de si, e toda confiante em Deus… a Esperança, torna a alma firme e estável… Assim é a alma revestida pela Esperança, nada a pode prejudicar, nem a tribulação, nem a pobreza, nem todos os acidentes da vida, amedrontam-na por um instante, mas diz a si mesma: ‘Tudo posso fazer, tudo posso suportar, tudo sofrer, esperando em Jesus que é o objeto de todas as minhas esperanças’”.

Então, o que melhor podemos desejar, além do exercício dessa mesma Fé? Ela é sim um dom sobrenatural de Deus, mas para crescer em nós, é necessário que a exercitemos: junto à Santa Igreja, no ouvir a Palavra, na oração, na vivência dos sacramentos. A Fé nos leva ao relacionamento íntimo com Deus, que quer se revelar mais e mais a nós; nos leva a voltar nossos olhos a Ele, nos tira de nós mesmos e nos faz enxergar com amor o próximo. Essa é a Fé viva, que vivifica, que nos leva a desejar agradar e amar a Deus sobre todas as coisas.

Peçamos: “Senhor, eu creio, mas aumenta a minha Fé!” Deus, bondoso e atento à nossa súplica, quer nos dar muito mais do que queremos receber. E assim, o nosso novo ano será de fato novo, renovado n´Aquele, Único, que pode fazer nova todas as coisas. Creia!