A Páscoa é Cristo que morreu e ressuscitou por nós, pela humanidade, pelo universo. Jesus é o Filho de Deus, Ele é Onipotente, e próximo de nós, para nos fazer participantes de Sua vida aqui na terra, para sermos cheios de plenitude para a eternidade.

O Cristo Ressuscitado é o fundamento de nossa fé, Ele é nossa fé. Cristo, o Filho de Deus tornou-se homem para nós: Ele que, depois ter vivido toda Sua vida para nos dar a conhecer o amor de Deus, foi condenado e morreu na cruz, agora está ressuscitado. Ele vive para sempre, Ele é o Redentor, o Salvador da humanidade, Ele é o Salvador de todos nós. Nossa fé não é uma fórmula, não é uma ideia, mas uma Pessoa, com a certeza que Ele nos deu: “Eu estou contigo!”

O Apóstolo Pedro em sua primeira pregação em Jerusalém disse: “Deus ressuscitou este Jesus à vida, e todos nós somos testemunhas disso”. Esta é a fé de toda a Igreja ao longo da história, a fé dos santos e mártires, a fé do povo e dos corações.

Esta é a fé que temos hoje, a fé que queremos aumentar e dar ao mundo de hoje e ao futuro da história. Cristo Ressuscitado é o poder de Deus que vence o mal e a morte.

Ele vence o mundo e abre os céus. Cristo Ressuscitado é o poder de Deus em meio aos problemas de nosso mundo, em meio aos problemas e às fraquezas de nossas vidas. O poder de Deus pode brilhar em nossa fraqueza, porque Cristo, o Bom Pastor, está perto de nós e nos guia.

Ele nos conduz em segurança, nos abre a uma vida “nova”, que é a paz de nos sentirmos amados de uma maneira inexprimível por Deus. Ele nos abre a um amor, belo, forte, imediato e concreto, para com Deus e para todos.

Agradeçamos a Deus pelo dom da fé. A fé é tão encantadora que muitos deixaram tudo pela por ela, muitos deram suas vidas por ela. Como exemplo, os mártires de todos os tempos, todos aqueles que anunciam o Evangelho, todas as testemunhas da caridade.

Como nossa fé muda ao saber que Jesus é Deus feito homem, que morreu e ressuscitou dos mortos por nós? Com efeito, este fato muda o significado de tudo! Nos dá a certeza maior: Jesus Cristo está vivo na glória do céu, Ele está vivo e trabalhando ao nosso lado, Ele está vivo em nós.

Consideremos e O tratemos como uma pessoa real e concreta, com a qual convivemos todo o tempo. Ele vive para nós, porque Ele é Amor; podemos viver com Ele e para Ele. Que realidade maior poderia haver?

A Ressurreição de Jesus nos compromete a uma fé maior, a um grande otimismo. Somos chamados a ter fé porque Cristo está ressuscitado. São Paulo nos diz: “Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o Seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós – como não nos dará também, juntamente com ele, graciosamente todas as coisas?”

Cristo ressuscitado é otimismo, confiança, certeza. A fé Cristã não é simplesmente esperar pelo futuro, mas a consciência de que o Reino de Deus está entre nós. A Ressurreição entrou no mundo e é como uma semente e um germe poderoso. Deus nos chamou, pelo batismo, a uma nova vida e “sabemos que passamos da vida para a morte, porque amamos os irmãos”.

Um dia Jesus disse à Luísa que Sua Humanidade tinha em Sua Ressurreição tanta luz e tanta glória, porque o curso de Sua vida nesta terra não foi nada além de encerrar a Vontade Suprema em cada um dos seus atos, respiros, olhares – em tudo. E como Ele mantinha tudo encerrado n’Ela, o Divino Querer preparou para Ele a glória, a luz em Sua Ressurreição.

E uma vez que Jesus contém dentro de Si o imenso mar da luz de Sua Vontade, não é de se admirar que, ao olhar, ao falar, ao mover-se, saia Dele tanta luz que possa dar luz a todos.

Jesus quer nos acorrentar e dominar dentro dessa luz para semear em nós tantas sementes de ressurreição por quantos atos continuemos a fazer em Sua Vontade. Somente Ela a alma e o corpo ressuscitarem para a glória; Esta é a semente da ressurreição para a graça, semente de ressurreição para a mais alta e perfeita santidade, semente de ressurreição para a glória. Assim, à medida que a alma emite seus atos na Divina Vontade, ela vai ligando nova luz divina, porque a Vontade de Deus é luz por natureza, e quem vive Nela tem a virtude de transmutar pensamentos, palavras, obras, e tudo o que faz, em luz.

A força da Ressurreição transforma muitas pessoas em belas criaturas. 

Dom Marco Cannavò
https://www.luisapiccarretaofficial.org/