A partir do 15 de agosto, a Rede Século 21 transmitirá todos os dias, a partir das 22h30, a Quaresma de São Miguel Arcanjo. Neste período de quarenta dias, graças, curas e milagres acontecerão na vida de milhares de pessoas.
Reze da sua casa com o e-book de São Miguel Arcanjo disponibilizado pela Associação do Senhor Jesus de forma gratuita. Aproveite e faça seu pedido de oração, acendendo a vela virtual de São Miguel.
A devoção a São Miguel Arcanjo é milenar e o povo da Antiga Aliança o invocava.
Antes de iniciar a Quaresma, do dia 15 de agosto a 29 de setembro, conheça a história dessa devoção tão amada pelos católicos.
São Miguel Arcanjo na Sagrada Escritura
O nome Miguel em hebraico significa “Quem como Deus?” e a figura desse Arcanjo já era conhecida pelo povo do Antigo Testamento. Especialmente os hebreus o tinham como o príncipe dos anjos. Na Sagrada Escritura encontramos quatro passagens que se referem a esse Arcanjo.
No livro do Daniel, enquanto esse profeta passava por momentos difíceis e incertos sobre o destino do povo judeu, foi Miguel quem apareceu em seu socorro: “O chefe do reino persa resistiu-me durante vinte e um dia; porém, Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro” (Dn 10,13.) No mesmo capítulo no versículo 22, temos: “Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser Miguel, vosso chefe”
Neste mesmo livro, ainda encontramos Daniel proclamando: “Naquele tempo se levantará o grande príncipe Miguel, que é o protetor dos filhos do vosso povo” (Dn 12,1.)
No Novo Testamento encontramos outros dois relatos sobre São Miguel:
“Ora, quando o Arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!” (Jd 1,9) e no último livro da bíblia cita-se São Miguel “Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles” (Ap 12,7-8.)
Quem rezou pela primeira vez a Quaresma de São Miguel?
Segundo a tradição, quem teve a inspiração pela primeira vez para rezar ao Príncipe das milícia celeste, foi São Francisco de Assis, em 1224. Conta-se também que o Santo de Assis subiu no Monte Alverne, na Itália, para rezar pedindo a intercessão de Maria Santíssima por quem nutria grande amor; e pelo auxílio de São Miguel Arcanjo.
São Francisco passou quarenta dias no Monte Alverne e no dia 17 de setembro, 11 dias antes de finalizar a quaresma recebeu a visita de um serafim. Esse ser celestial, se apresentou ao Santo de Assis com os pés e mãos pregados em uma cruz, e tinha seis asas de fogo. Segundo relatos do próprio São Francisco, foi depois dessa visão que compreendeu melhor a “Paixão de Cristo.”
Era a festa de São Miguel, em 29 de setembro, e o santo ao descer do monte apresentava chagas nas mãos e nos pés semelhantes a Cristo Jesus. Chagas que foram introduzidas pelo Serafim que o visitou. O sobrenatural aconteceu na vida de São Francisco, enquanto rezou por 40 dias clamando a proteção do Guardião Celeste.
Em 745, o Papa Zacarias defendia o culto a São Miguel como sagrado e segundo a tradição da Igreja, a festa em honra de São Arcanjo Miguel acontece desde então. Naquela época, Miguel era o arcanjo com maior propagação “devocional”, e no dia 29 de setembro celebrava-se apenas a sua memória, depois do Concílio Vaticano II, a figura de São Rafael e São Gabriel foram incluídas nesta mesma festa.
No Oriente, há indícios de que o primeiro templo em honra a São Miguel foi construído pelo Imperador Constantino, em uma época que ainda não havia data que celebrava esse arcanjo. Com o tempo essa devoção ganhou notoriedade pela Europa e foi sendo cada vez mais conhecida no Ocidente.
Como assistir a Quaresma de São Miguel na Rede Século 21?
No próximo dia 15 de agosto, convidamos você a assistir a Quaresma de São Miguel pela Rede Século 21, na TV e internet (Portal e Aplicativo).
E unidos a São Miguel Arcanjo e aos cristãos do mundo inteiro, possamos bradar “Quem como Deus? Ninguém!”
Aproveite e adquira o E-Book para rezar a Quaresma de São Miguel. Clique aqui.
São Miguel Arcanjo, combatei por nós!
Vanusa da Silva, da Rede Século 21