“Pela fé, prestamos submissão plena da nossa vontade a Deus”

Dirigindo-se à Galileia, Jesus pregava o Evangelho: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho.” Ao ver Simão e André, que eram pescadores, disse-lhes Jesus: “Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens” (Mc 1,15). Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no.

O que fez com que esses dois irmãos dissessem “sim” tão prontamente ao Galileu? Eles já tinham ouvido falar de Jesus, como aquele que haveria de vir, anunciado pelos profetas, e que por gerações era esperado. Eles acreditavam que Jesus, era, de fato, o Messias. Por isso, deixaram tudo para segui-lo.

Dois mil anos se passaram desde então. Outros milhões de seguidores ao longo dos séculos continuam a anunciar o Messias, por acreditarem e experimentarem o Amor transmitido pelo Filho de Deus feito homem, e que ressoa, em Sua Verdade, atravessando os limites do “nosso tempo”.

Todos nós fazemos parte dessa mesma história que segue o seu curso; essa é a nossa história, a história da humanidade! Desde o princípio, estamos inseridos no plano amoroso e imutável de Deus Pai. Só por amor fomos criados por Ele. Só por amor Ele nos ofereceu a salvação, e só por amor Ele nos quer santificados. Não percamos esse plano de vista!

No entanto, devemos estar prontos para responder ao chamado de Jesus, assim como estavam os irmãos no Mar da Galileia. Essa resposta requer que “deixemos as nossas redes” e mudemos de vida; deixemos para trás o que nos prende e nos impede de dizer o nosso “sim”.

Para isso, é preciso crer! “Credes em Deus, crede também em mim” (Jo 14, 1). A fé é graça, é dom de Deus recebido por nós no batismo, “mas não é menos verdade que crer é um ato autenticamente humano e que pela fé, prestamos submissão plena da nossa inteligência e da nossa vontade a Deus revelador” (CIC 154). Uma vez convictos, vigiemos, pois, sobretudo neste tempo, “a fé em Deus Pai-Todo Poderoso pode ser posta à prova pela experiência do mal e do sofrimento” (CIC 272).

Deus nos conceda a graça por intermédio de seu Santo Espírito! Todos somos chamados a dar uma resposta diária ao amor misericordioso de Deus, que nos amou por primeiro, e perseverar até o fim!

 

Eliane Donaire
Departamento da Divina Vontade | Associação do Senhor Jesus

Seja um sócio evangelizador e ajude-nos a anunciar a Salvação de Jesus Cristo! Ao se tornar sócio da Associação do Senhor Jesus você ajuda diretamente o Pe. Eduardo e sua equipe na evangelização do Brasil e do mundo e começa a receber a Revista Brasil Cristão em sua casa, todos os meses.