“Ele não veio para abolir todos os males deste mundo, mas para libertar os homens da mais grave das escravidões, a do pecado.”
“No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Como é reconfortante a Palavra de Deus! É nela que encontramos o consolo, a orientação, o ânimo e a paz… tão necessários para enfrentarmos nossas tribulações e medos. É Cristo quem fala.
Ele advertiu que teríamos aflições. Mas de quais aflições falava Jesus aos discípulos? — Todas aquelas próprias da época e das futuras; todas! E qual será a nossa esperança?
“Eu venci o mundo”, disse Jesus, e a garantia da vitória de Cristo é o seu sangue derramado por amor a nós até a última gota na cruz. Este sangue divino contém o preço da vitória sobre todos os males.
Por isso, ainda que haja temores, sejam de quais natureza forem, não nos esqueçamos: devemos nos fortalecer, fixando os olhos em Cristo Crucificado. São a cruz e o sangue de Jesus que devem nos fazer lembrar a todo momento que Ele venceu o mundo. “Coragem!” – disse Jesus.
“Neste Meu sangue encontrareis o remédio para todos os vossos males!”(As 24 Horas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo). Queremos vencer os nossos medos, fraquezas, provações? Peçamos: “Ó Jesus, o Teu sangue seja para nós luz nas trevas, conforto nas dores, força na fragilidade, perdão na culpa, ajuda nas tentações, defesa nos perigos, sustento na morte…”
Nas Bodas de Caná, ensina-nos a nossa Santíssima Mãe: “Querem que todos os seus males cessem? Façam o que meu Filho lhes diz. Querem alguma graça, mesmo que difícil? Façam o que Ele diz e quer. Vocês também querem as coisas necessárias da vida natural? Façam o que o meu Filho diz, porque em Suas palavras, naquilo que Ele lhes diz e quer, tem incluso tal Potência que, quando Ele fala, a sua palavra inclui o que vocês pedem e faz surgir em suas almas as graças que desejam” (A Virgem Maria no Reino da Divina Vontade).
Estejamos, pois atentos e vigilantes, porque “Ele não veio para abolir todos os males deste mundo, mas para libertar os homens da mais grave das escravidões, a do pecado, que os impede de realizar a sua vocação de filhos de Deus e é causa de todas as servidões humanas” (CIC 549).
Por isso, digamos: “Banha-nos, Jesus, no Teu sangue, e reveste-nos com a cândida veste da Sua santíssima Vontade”. Amém!
Eliane Donaire
Departamento da Divina Vontade | Associação do Senhor Jesus