Imaculada… deste título de Nossa Senhora, tenhamos clareza: Deus escolheu Maria e ela foi concebida sem o pecado original. Trata-se do plano de nossa salvação que se cumpre, tendo Maria, concebida no seio de sua mãe, livre de todo pecado. Maria teve a redenção antecipada, pelos méritos do próprio Jesus. Também nós o seremos um dia, livres de todo o pecado, imaculados, pelos mesmos méritos, para estarmos diante de nosso Criador.

No entanto, nós já nascemos no pecado, ou seja, num estado natural de separação de Deus, e isto desde que nossos primeiros pais, Adão e Eva, escolheram separar-se da vontade de Deus e seguir a sua própria vontade. Mas Maria, por graça, do momento de sua concepção e por toda a sua vida, tendo gerado Jesus em seu ventre pela ação do Espírito Santo, traz novamente a harmonia entre o Céu e a terra, entre o Criador e a criatura.

Por esse motivo, celebramos com alegria e gratidão a Imaculada Conceição de Maria, porque a separação entre o homem e Deus tem, em Maria, a reconciliação. Deus quis introduzi-la em Seu plano salvífico, e, tendo ela dito livremente o seu “Fiat”, o seu “sim”, tornou-se a Mãe de Deus.

Não há dúvida de que Maria viveu sempre da Divina Vontade e adquiriu, por graça, o que em Deus é por natureza: a fecundidade divina. A bula papal Ineffabilis Deus afirma que devemos muito mais hoje atender à exortação de Maria: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5), porque a raiz de todos os males que atormentam os homens, povos e nações, provêm do fato de terem abandonado a fonte de água viva e terem abertos “cisternas para si, cisternas desconjuntadas, que não podem conter água”.

Maria achou graça diante de Deus e cumpriu com perfeição a Sua benevolente Vontade. É a ela a quem nos confiamos e pedimos que nos ensine a fazer o mesmo para que, assim, este ano de 2023 seja novíssimo para todos nós, tal como o vinho novo das Bodas de Caná, onde Nossa Mãe já intercedia por cada um junto a seu amado Filho Jesus.

Eliane Donaire
Departamento da Divina Vontade | Associação do Senhor Jesus

 

Seja um sócio evangelizador e ajude-nos a anunciar a Salvação de Jesus Cristo! Ao se tornar sócio da Associação do Senhor Jesus você ajuda diretamente o Pe. Eduardo e sua equipe na evangelização do Brasil e do mundo e começa a receber a Revista Brasil Cristão em sua casa, todos os meses.