Uma vida bem-aventurada é o plano de Deus para nós.

Novo ano, tempo de renovarmos os propósitos, pensarmos nos objetivos alcançados e repensarmos aqueles que não foi possível realizar no ano que passou. Para não poucos, 2021 ensinou algo precioso: “Há muitos planos no coração do homem, mas é a vontade do Senhor que se realiza” (Prov 19,21). Valioso aprendizado!

Planejamos, incluímos metas, traçamos um caminho, “prevemos” percalços, tudo para garantir o sucesso da empreitada. Sem dúvida, devemos fazê-lo. Não nos esqueçamos, porém, que acima dos nossos planos e forças para realizá-los, estão os planos de Deus; estes infinitamente melhores. Deus é a fonte de todo bem, não devemos temer o que Ele tem para nós. Por isso mesmo, se planejamos trilhar um caminho e Ele nos levar a outro, confiemos; sem frustração, somente com resignação e verdadeira confiança. Devemos estar dispostos ao que Deus tem para nós, e cooperarmos com Ele. “Deus é o Senhor soberano dos Seus planos. Mas, para a realização dos mesmos, serve-Se também do concurso das criaturas”. “Esta é uma verdade inseparável da fé em Deus Criador: Deus age em toda a ação das suas criaturas” (CIC 306;308). Somos cooperadores da vontade divina (CIC 307).

No entanto, para que estejamos em conformidade com Deus e seus planos, e para que Deus aja em nós e através de nós, precisamos estar “conectados” a Ele. Percebê-Lo, senti-Lo, ouvi-Lo, fazem parte da nossa união, da nossa vocação à comunhão com Deus. Além disso, devemos ter em mente que não vivemos somente para nós mesmos. A nossa vida e as nossas ações estão ligadas às dos demais; por nossas ações Deus age na vida do outro. “Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos (Efésios 2, 10).

Quando planejarmos qualquer ação, para hoje ou para o ano, tenhamos consciência de nossa pequenez diante d’Aquele que vê o todo, e não em partes: “É só minha Vontade que faz reconhecer seu verdadeiro nada à criatura, e a este nada vai infundindo seu alento continuamente para manter sempre acesa a Vida Divina nela… Pelo contrário, sem nossa Vontade a criatura se sente como se fosse alguma coisa, e o Tudo fica fora do nada” (Dos escritos da Serva de Deus Luísa Piccarreta, 8 de maio de 1932).

Os bons planos resultam do fundamento de bons propósitos. Lembremos: uma vida bem-aventurada é o plano de Deus para nós. Lembremos, porém, que a “criatura sem o Criador esvai-se” e que a nossa finalidade é em tudo e sobretudo, amar Aquele que nos amou por primeiro. Eis aí o “fundamento” para qualquer plano, (e vida), “bem-sucedido”.

Que em 2022 “venha a nós, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!”

Eliane Donaire
Departamento da Divina Vontade | Associação do Senhor Jesus

 

Seja um sócio evangelizador e ajude-nos a anunciar a Salvação de Jesus Cristo! Ao se tornar sócio da Associação do Senhor Jesus você ajuda diretamente o Pe. Eduardo e sua equipe na evangelização do Brasil e do mundo e começa a receber a Revista Brasil Cristão em sua casa, todos os meses.