No dia 1º de junho celebramos a festa litúrgica de Santo Aníbal Maria Di Francia, o fundador da Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus e das Filhas do Divino Zelo. Santo Aníbal (1851-1927) é considerado o apóstolo do Rogate e/ou “apóstolo da oração pelas vocações”.

Além disso, ele é também o Primeiro Apóstolo da Divina Vontade, por ter sido escolhido por Jesus para estar junto à Serva de Deus Luísa Piccarreta (1865-1947) na missão de tornar conhecidos os escritos sobre a Divina Vontade, dos quais Luísa foi a Depositária.

Por obediência à Santa Igreja, Luísa Piccarreta teve que relatar tudo o que Jesus dizia a ela, tudo o que se passou entre Jesus e ela durante vários anos (Luísa Piccarreta viveu durante 62 anos sentada em sua cama, alimentando-se somente da Eucaristia!). Semianalfabeta, contou com a graça de Deus para cumprir tal missão, mas, além disso, Jesus escolheu, para estar ao lado de Luísa, o padre Aníbal, homem extremamente inteligente, “dotado de grande genialidade e notáveis capacidades literárias”, o homem das “Letras”. Aníbal foi o revisor de 19 dos 36 volumes do “Livro do Céu”, escrito por Luísa e foi também o seu confessor extraordinário.

Após ter sido encorajado pelo Papa da época, São Pio X, Santo Aníbal publicou as quatro primeiras edições do livro “As 24 Horas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”, o primeiro a ser publicado, escrito por Luísa Piccarreta durante os anos 1913 e 1914; todas as publicações com o Nihil Obstat e o Imprimatur.

Sobre os escritos de Luísa, Aníbal disse: “As impressões que me causam são muito íntimas e profundas! E descubro neles uma ciência sublime e divina… E segundo o meu parecer, nenhuma inteligência humana a poderia formular”.

O Padre Aníbal conheceu Luísa Piccarreta por volta do ano de 1910 e durante 17 anos esta amizade espiritual (registrada também em cartas trocadas entre eles) intensificou-se sempre mais, até o dia do nascimento de Aníbal para o Céu, no dia 1 de Junho de 1927.

O milagre que permitiu a beatificação de Santo Aníbal (1990) aconteceu no Brasil, na cidade de Passos (MG), único local no mundo onde há um santuário dedicado ao Santo. A canonização se deu em 16 de maio de 2004 no pontificado do Papa São João Paulo II.

Em 7 julho de 2010, o Papa Bento XVI, abençoou a imagem de Santo Aníbal, a última a ser colocada no exterior da Basílica de São Pedro, em Roma.

Com os Rogacionistas estão os originais das 70 cartas escritas por Santo Aníbal a Luísa Piccarreta; um verdadeiro tesouro que demonstra o amor e a dedicação de Aníbal à Vontade Divina, assim como a amizade com Luísa Piccarreta, o que não diminuía o seu papel de diretor espiritual “exigente” da pequena filha da Divina Vontade.

Por toda a história e missão de tornar conhecida a Divina Vontade pelos escritos de Luísa Piccarreta, a Rede Século 21 vai fazer deste dia 1º de junho, um dia especial de memória a Santo Aníbal.

Programação:

  • 7h30, Santa Missa em memória de Santo Aníbal Maria Di Francia, presidida pelo Pe. Guido Guido Mottinelli,RCJ,  postulador da causa de beatificação de Santo Aníbal.
  • 9h55, Programa Você Pode Ser Feliz Especial
  • Programa Ecclesia “Especial Santo Aníbal”, com o Pe. Guido Mottinelli,RCJ
  • E no dia 03 de junho, às 13h30 e às 21h, será exibido o filme “Por amor aos Pobres”, sobre a vida de Santo Aníbal.