Pintura de Jesus no sermão da montanha, de

The Sermon on the Mount, 1877 – Carl Bloch

 

Durante todo o mês de agosto refletimos sobre as “vocações”. No mês de outubro, a Igreja faz-nos o convite de meditarmos sobre “missão”, consequência da vocação.

A missão acontece quando recebemos uma incumbência, um encargo; algo que nos é confiado a ser vivido e realizado.

A nossa missão, antes de qualquer outra, confiada a nós no Batismo, no qual recebemos o dom da Fé, é anunciar, testemunhar Jesus Cristo. Portanto, nenhum batizado pode dizer que não sabe qual é a sua missão, que é pessoal e comum, à medida que somos inseridos na Igreja.

O anúncio se dá pelo testemunho. O que temos nós a testemunhar? Caminhamos com Cristo a ponto de sermos suas fiéis testemunhas, como fizeram os apóstolos? A Fé destes nos foi passada pelos Evangelhos que, por um decreto divino, sendo a própria Palavra de Deus, atravessa o tempo e a história, e nos chega como o verdadeiro testemunho do Cristo Vivo; escolhidos, anunciaram a Jesus, e por sua vida e palavras a outros convertiam.

Nós somos os apóstolos de hoje. Esta é a nossa missão! Com a nossa vida, anunciar a Cristo. E, de novo, a pergunta: a nossa vida anuncia Jesus? Antes, cremos, de fato, n´Aquele que devemos anunciar?

Além da fé, havia algo comum entre os Apóstolos, também entre os profetas, homens e mulheres do Antigo Testamento, assim como os santos e mártires de nosso tempo: o Amor! Amavam a Deus, sobre todas as coisas!

Devemos crer, mas não só. Devemos amar a Deus, como o próprio Jesus que, amando seu Pai e a missão a Ele confiada, anunciava a alegria da salvação. Devemos amar a Deus como nossa Mãe, que amando-O em primeiro lugar, disse “Fiat!”, “Sim, eis-me aqui” à sua grandiosa missão. Deus a amou por primeiro. Deus nos ama e quer o nosso amor e o nosso “sim” a Ele.

O Espírito Santo, que por sua ação faz cumprir a vontade do Pai, nos leve à uma vida verdadeiramente apostólica. Que a graça recebida em nosso batismo nos leve ao exercício de nossa Fé e ao amor a Deus.

“Quando a alma, elevando-se com a fé, vê a beleza, a santidade, o amor com o qual é amada por Deus, sente-se atraída a amá-lo” – Luisa Piccarreta.

Que assim seja!

E as palavras do próprio Jesus, ao ler o livro do profeta Elias na sinagoga, sejam também as nossas, em nossa missão: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova”.


Eliane Donaire

Departamento da Divina Vontade | Associação do Senhor Jesus

Artigo publicado na revista  Brasil Cristão (Ano 27, Nº 315, outubro 2023).

Para receber esse e outros artigos espirituais e de formação humana presentes na revista Brasil Cristão, basta tornar-se sócio desta obra de evangelização.
Clique aqui ou em contato com a Associação do Senhor Jesus no telefone e WhatsApp (19) 3871.9620 e fale com um dos nossos atendentes.