“Ser leiga Dominicana parece a Luísa uma forma adequada de consagração reconhecida pela Igreja. Assim, ela se tornou uma Dominicana terciária com o nome de Irmã Magdalena e, até seus últimos dias, ela recitará o Divino todos os dias. Ela é muito devota a São Domingos e Santa Catarina e se prepara para suas festas com uma novena em sua homenagem. ”(Maria Rosaria Del Genio, O Sol de Minha Vontade Libreria Editrice Vaticana, 2014, p. 48).

Estas palavras, contidas na biografia da Serva de Deus Luísa Piccarreta, descrevem a pertença de Luísa à Ordem Terceira Dominicana. Pelos testemunhos e documentos recolhidos, parece que Luísa fez parte dela desde a mais tenra juventude, quando a Ordem Terceira foi restaurada na cidade de Corato.

Também Mons. Luigi D’Oria relatou isso. No perfil biográfico que escreveu em 1951 dizia: «Luísa, como ela própria recordava reiteradamente aos seus seguidores e como eles atestavam, tornou-se dominicana leiga (…) em 1882, quando tinha 17 anos. (… )

Passaram-se cinco anos desde que Jesus lhe dirigiu o seu convite sincero: “Alma, ajuda-me!” Luísa sentiu o fogo do amor divino que ardia no seu coração e estava toda empenhada em encontrar “como melhor” seguir o Seu Esposo celeste, imitar os Seus exemplos, sofrer com Ele e, assim, cooperar com Ele na salvação das almas.

Luísa não tardou em compreender que a Ordem Terceira Dominicana, como qualquer outra ordem terceira, trazendo à vida o espírito religioso, conduzia as almas de boa vontade pelo caminho puramente evangélico e, assim, dava a oportunidade de viver com confiança no seguimento de Jesus. (…) Além disso, nossa nova filha de São Domingos manteve a fé nas promessas e nos compromissos que havia feito. Luísa, até seus últimos dias, recitava diariamente o Ofício dos terciários Dominicanos, como confirmaram os membros de sua família que viveram com ela até sua morte ”.

A própria Luísa nos seus escritos não deixou de se referir a São Domingos e Santa Catarina de Sena…

Um elo, portanto, com a espiritualidade dominicana, que deve ser descoberta e valorizada!

Pe.Sergio Pellegrini (Associação Luisa Piccarreta)
https://www.Luisapiccarretaofficial.org/news/Luísa-piccarreta-dominican-tertiary/334