Imaculada Conceição

Imaculada Conceição

Luisa Piccarreta escreveu esta novena como um pequeno exemplo de como agradecer e retribuir a Deus pela Santíssima Virgem (por exemplo, 18 de dezembro de 1920, Volume 12); de como agradecer e retribuir a própria Mãe Celestial (por exemplo, 26 de junho de 1926 Volume 19), e de como colocar em prática os ensinamentos contidos nos capítulos sobre a Imaculada Conceição (por exemplo, 8 de dezembro de 1922, Volume 15). Mais do que recitar com palavras, devemos segui-la com a vontade, unindo-nos verdadeiramente aos atos que Luísa fez. (José Luis Acuña)

“Dia”, em Deus, significa o tempo em que alguém opera e age … E quando é uma Vontade Divina que opera e age, então um “dia” torna-se uma eternidade, e os atos ou obras feitos nesse “dia” são bens infinitos e inesgotáveis colocados à disposição de todos. Os seis “dias” da Criação ainda não terminaram, porque Deus continua a operar, a cada instante, preservando todas as coisas e mantendo-as em existência. O “dia” da criação do homem, no qual Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” e infunde nele o seu sopro vivificante, certamente não terminou, porque este ato de Deus é eterno e contínuo, e desse ato recebemos vida e preservação neste exato momento! O sétimo “dia”, então, é o dia eterno em que Deus, longe de deixar de operar, se regozija ativamente e se deleita em suas obras, descansando nelas porque cumprem a finalidade para a qual as criou. O tão esperado sétimo dia é o Reino de Sua Vontade reinando na terra como no Céu – o eterno e perene dia ensolarado no qual o homem possui a Vontade de Deus como sua própria vida, e faz tudo o que Deus faz junto com Ele, em Unidade perfeita e descanso mútuo.

Com os nove “dias” desta novena, Luísa nos chama a entrar na Divina Vontade e a participar ativamente – com os nossos atos – no eterno Dia da Vontade de Deus. Cada ato de amor, de reparação, de ação de graças que fazemos na Divina Vontade preenche o Céu e a terra, e toda a eternidade. Portanto, cada “dia” desta novena pode ser uma eternidade de amor e glória que damos a Deus, e do bem que fazemos por todos, se chamarmos a Sua própria Vontade para animar e vivificar todos os nossos atos. Mas a eternidade nunca acaba…!

Ao mesmo tempo, esta novena nunca deve terminar dentro de nós! Com efeito, Luísa a escreveu para nos ajudar a adquirir e a exercitar, por “noventa vezes nove dias”, a atitude contínua de *girar na Divina Vontade, para traçar todos os Seus atos e repeti-los dentro de nós, de forma a deixar a Vida Divina crescer em nós, aumentando nossa semelhança com nosso Criador e Pai, cumprindo, assim, a finalidade para a qual nós fomos criados!

Quão infinitamente maior e profundo do que uma simples devoção ou prática piedosa! Obrigada Luísa. Guia-nos neste Dia eterno!

 

Primeiro Dia

Honremos Maria com nove atos de amor. Façamos estes atos no Querer Divino, para poder colocar, sobre a augusta cabeça de nossa Rainha, um Sol resplandecente, com toda a plenitude da graça, da luz e de todo o bem que a Divina Vontade contém.

• No primeiro ato, daremos a Maria todo o amor do Pai.
• No segundo, o amor do Filho.
• No terceiro, o amor do Espírito Santo.
• No quarto, o próprio amor do Seu Coração de Mãe.
• No quinto, o amor dos Anjos.
• No sexto, o amor dos Santos.
• No sétimo, o amor de todas as criaturas presentes.
• No oitavo, o amor de todas as criaturas que virão.
• No nono, o amor de todos do Purgatório.

Jaculatória: Santíssima Trindade, envia ao meu coração um fluxo de vosso amor, para que se inflame completamente de amor, para formar, com o Teu próprio amor, um Sol resplandecente sobre a augusta cabeça de nossa Rainha.

Consagração Diária à Santíssima Virgem para viver na Divina Vontade

 

Segundo Dia

Deus, ao criar o mundo, derramou tantas belezas que deixou a marca de Sua Potência em todos os lugares, e Ele o fez, primeiramente, para preparar uma doce morada para a humanidade de Jesus que desceria à terra, e depois para a Virgem, a criatura mais pura, mais santa e mais bela depois de Jesus.

E nós, entremos no Querer Divino; façamos nosso todo esse Amor transfundido na Criação: no sol, na lua, nas estrelas, nas flores …, e o demos à Virgem para que Ela não receba um amor natural, mas como se todas as Três Pessoas Divinas a amassem nesta natureza.

Jaculatória: Meu Deus, infunde no meu coração todo o amor que está espalhado na criação, para que, indo à Virgem, eu possa dar-Lhe todo aquele amor e toda a glória que colocastes na Criação.

Consagração Diária à Santíssima Virgem para viver na Divina Vontade

 

Terceiro Dia

Assim que foi concebida, Maria ofereceu suas primeiras adorações. Na concepção de Maria as Três Pessoas Divinas estavam implicadas: o Pai a inundou com um mar de Sabedoria; o Filho, com um mar de Santidade; o Espírito Santo, com um mar de Amor. Da união desses três mares surgiu Maria, a mais perfeita de todas as criaturas; e, recém-concebida, Ela fez seu primeiro ato de adoração.

Junto com a doce Mãe, giremos na Vontade de Deus: tomemos todas as adorações de todas as criaturas, animadas e inanimadas, e no voo de cada pensamento, de cada olhar, de cada palavra, de cada raio do Sol, no piscar das estrelas e no murmúrio das águas, demos ao Pai um contínuo e completo ato de adoração.

Jaculatória: Minha Mãe, por causa daquele primeiro ato de adoração que tu fizeste a Deus, faça com que minha mente, meu coração, minhas afeições, meus desejos e todo o meu ser, possam, de agora em diante, ser somente um ato contínuo de adoração.

Consagração Diária à Santíssima Virgem para viver na Divina Vontade

 

Quarto dia

Depois do ato de adoração, ao ver-se enriquecida com todos os dons da Santíssima Trindade que competia em enchê-La de graças – confusa, a Virgem se prostrou diante da Suprema Majestade e ofereceu-se toda em sacrifício, nada guardando para si – nem mesmo um pensamento, um olhar, uma palavra, uma afeição ou um batimento de seu coração. Então, Ela olhou para o mundo, e ao ver a ruína de tantas almas, ofereceu a si mesma para a salvação dessas almas.

E nós, como um presente, desde a manhã, junto com nossa Mãe, façamos um giro na Divina Vontade, oferecendo todos os nossos pensamentos, nossos olhares, nossas palavras etc., em espírito de sacrifício.

Jaculatória: Minha Mãe, venho aos teus pés, lanço-me em teus braços; derrama todo o teu amor no meu coração, para infundir em mim o amor do sacrifício da mente, do coração, da vontade e de todo o meu ser.

Consagração Diária à Santíssima Virgem para viver na Divina Vontade

 

Quinto dia

Após o ato do sacrifício, a Virgem voltou Seu olhar para o mundo, e ao ver o incontável número de almas que estavam sendo perdidas, e todo o mal cometido, desde o primeiro homem Adão até a última criatura, e tendo diante dela todas as gerações passadas, presentes e futuras, Ela fez o seu primeiro ato de reparação – o ato mais completo, pois abarcava tudo: cada pensamento, olhar, palavra, passo e afetos de todas as criaturas.

E nós, junto com nossa Mãe, nos elevando sempre no Querer divino, faremos nossos atos de reparação por todas as criaturas, por cada olhar, por cada palavra etc.

Jaculatória: Minha Mãe, toma o meu coração em tuas mãos e segura-o com força, para infundir em mim o verdadeiro espírito de reparação.

Consagração Diária à Santíssima Virgem para viver na Divina Vontade

 

Sexto Dia

Ao ver as tantas ofensas que se cometem, a Virgem sentiu o seu coração apertar-se de dor e, a partir desse momento, começou aquela oração contínua, ininterrupta pelo bem de todos.

E nós, unamo-nos à nossa Mãe para fazer junto com Ela o que Ela fazia, e assim, vincular novamente o céu e a terra, que o pecado tinha desunido.

Jaculatória: Minha Mãe, aperta-me ao teu Coração materno, e com as batidas do teu coração infunde no meu coração o espírito da verdadeira oração, para suplicar de Deus que a Sua Vontade reine em todos os corações.

Consagração Diária à Santíssima Virgem para viver na Divina Vontade

 

Sétimo Dia

A Virgem, a maior entre os santos, desde o primeiro instante de sua concepção nunca deixou escapar um pensamento, um olhar, uma palavra, nem suspiro. Ela fazia tudo na Divina Vontade.

E nós, unamos nossos pensamentos ao pensamento Divino, nosso olhar, nossa palavra, nossas ações àqueles Divinos; assim, formaremos outro raio de sol que brilhará sobre a augusta cabeça de nossa Rainha.

Jaculatória: Minha Mãe, eu me uno a ti; deixa todo o meu ser viver sempre na Divina Vontade.

Consagração Diária à Santíssima Virgem para viver na Divina Vontade

 

Oitavo Dia

Para preencher o vazio que diante da Divina Majestade produziu a falta de agradecimento por parte das criaturas por nos ter dado uma Mãe tão bela, preservando-A da culpa original, faremos nove atos de ação de graças na Suprema Vontade em nome de todas as criaturas, desde Adão até a última criatura que existirá na terra. Depois, faremos nove atos de ação de graças à Virgem, por nos aceitar como seus filhos, embora ingratos e sem consideração por tão grande favor.

Jaculatória: Minha Mãe, tu que és a cheia de graça, derramai-a em meu coração para que eu possa agradecer a Deus por ter-vos preservado da culpa original.

Consagração Diária à Santíssima Virgem para viver na Divina Vontade

 

Nono Dia

Honraremos as primeiras lágrimas que Nossa Senhora derramou diante da Divindade.

Foi então que Deus, vendo n’Ela a pequenez chorando – Ela: pequena e grande, pequena e forte, pequena e luminosa, de quem tudo depende – comovido e enternecido, sentiu-Se impelido a fazer descer Seu Filho à terra.

E nós, hoje, faremos um giro na Divina Vontade e, por nove vezes, recolheremos todas as lágrimas humanas que foram derramadas, são derramadas e serão derramadas na terra até o fim do mundo, e traremos todas ao colo de nossa Mãe, para que as leve diante da Divina Majestade e as transforme todas em lágrimas de conversão e de amor.

Jaculatória: Minha Mãe, que as tuas lágrimas desçam ao meu coração, para o enternecer: se for mau, se converta; se for bom, se santifique; e depois, desçam aos corações das criaturas, para que todos se convertam.

Consagração Diária à Santíssima Virgem para viver na Divina Vontade

 

Solenidade da Imaculada Conceição de Maria

Hoje, por nove vezes, honremos Maria agradecendo a Divina Vontade por nos tê-La dado como nossa Rainha, como Mãe e como Intercessora. Depois, recitemos nove “Glória ao Pai” pelos nove coros de Anjos, pedindo-lhes que se unam a nós para dar a Maria aquela glória crescente que a Divina Vontade contém e, submergindo todos os Anjos e todos os Santos neste Querer Divino, daremos a Maria toda a glória que lhe é própria e lhe é devida.

Jaculatória: Minha Mãe, Rainha de todos, reina e assume o domínio sobre todos, e faz com que todos te reconheçam tal como tu és.

Consagração Diária à Santíssima Virgem para viver na Divina Vontade

 

Texto original em inglês: Novena of the Immaculate Conception – November 29 to December 8

 

*”Girar”… é um termo muito usado por Luísa Piccarreta no sentido de ‘fazer a alma percorrer’, ‘peregrinar’ céus e terra, seguindo Deus em todas as Suas obras, desde a Criação até à Redenção. E, fundindo-se na Vontade Divina, dá a Deus o retorno do Seu amor, colocando um “Eu te amo” em todas as coisas criadas, no mistério da Encarnação do Verbo e em todos os Seus atos, seguindo-O até a Sua morte e ressurreição. Repara, louva e dá graças, suplicando, desta forma, a vinda do Reino do Fiat Divino sobre à Terra.