O “sim” de Maria é o exemplo perfeito a se imitar para receber e acolher Jesus que deseja morar em nós. “Faça-me em mim segundo a tua palavra”, significa, “Faça-se em mim a Tua Vontade.” A Palavra de Deus, em reposta a esta resposta, encarnou-Se no seio de Maria e participou-lhe a Sua natureza humana e divina. A partir daquele momento, uma correspondência de vida entre Mãe e Filho, entre o Criador e a Criatura, tem início.
O mesmo acontece quando recebemos Jesus na Eucaristia; Ele deseja comunicar a Si mesmo a nós, mas espera pela resposta, o nosso “amém”, isto é, “eu quero, eu acredito”. Nosso “amém”, está unido ao “sim” de Maria e, como em Maria, com nosso “sim”, Jesus desce em nós e comunica a Si mesmo com Sua Humanidade e Divindade, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
Deus quer encontrar em nós Sua Vida Divina, deu-nos o dom dela com o Santo Batismo, pelo qual nos tornamos templos do Espírito Santo (I Cor 6,19). O crescimento da vida Eucarística anda de mãos dadas com o caminho batismal. Se o “amém” se transforma em vida, Deus habita em nós alimentando nossa existência com Sua Graça.
O Plano de Deus é único, assim como Ele o iniciou em Maria desde o momento de sua concepção, assim Ele continua a realizá-lo na humanidade segundo a Sua Vontade, respeitando sempre a nossa liberdade, porque Deus nos ama e livremente quer nos salvar e santificar.
Deus Se fez Homem para vir habitar em nós, e viver conosco!
Nesta terceira semana do Advento, procuremos ser mais conscientes do Dom da Eucaristia, pronunciando o nosso “sim”.
Maria, Virgem e Mãe, Vós que, movida pelo Espírito Santo, acolhestes a palavra de vida nas profundezas de vossa fé humilde: assim como vos entregastes completamente ao Eterno, ajudai-nos a pronunciar nosso “sim” à chamada urgente, tão insistente como nunca, a anunciar a Bom Nova de Jesus.
Mãe do Evangelho vivo, manancial de felicidade para os pequeninos de Deus, rogai por nós. Amém.
Ir. Assunta
Fonte: https://www.luisapiccarretaofficial.org/news/the-yes-of-mary/1760